terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ROTEIRO PARA ESTUDO DO FILME - MAUÁ - O IMPERADOR E O REI


Roteiro de História – Vídeos

MAUÁ- O IMPERADOR E O REI conta a vida de um dos personagens mais complexos da história do Brasil: Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, símbolo do capitalista empreendedor do século XIX e um dos personagens mais influentes do Segundo Reinado. A trajetória do homem que chega ao Rio de Janeiro em 1823, logo depois da nossa recém-conquistada independência e morre em 1889, dias antes da Proclamação da República, é o fio condutor de uma viagem através do Brasil Império.

ENTENDENDO O FILME:

1)O título do filme, MAUÁ – O IMPERADOR E O REI, sugere que o Barão de Mauá era tão poderoso quanto o imperador. Que cenas mostram a rivalidade entre o poder econômico e o poder político?

2)Como você descreve a personalidade de Mauá?

3)Como você pode explicar as atitudes de D. Pedro II, notadamente “interessado pelas ciências”, mas conservador politicamente?

4)Mauá e os ingleses foram parceiros ou concorrentes? Justifique sua resposta com base no que viu no vídeo.

5)Valentim aconselha a Mauá que escolha bem seu patrão. No final do filme, Mauá diz que “talvez tenha confiado demais no mau patrão, sem rosto, sem nome, mas patrão”. A quem ele se referia?

6)”Se você fosse Deus, o que você daria ao Brasil?” pergunta Visconde Feitosa. “Ferro”, responde Mauá. Justifique essa resposta.

7)O incêndio de Ponta de Areia foi criminoso? Por quê? Quem seria os responsáveis?

8)Na última entrevista com o Imperador Mauá diz: “Eu perdi. Mas o Brasil perdeu ainda mais. Essa derrota vai nos custar séculos” . Você concorda? O que o Brasil perdeu com a visão conservadora do Imperador?

9)Que situações do filme continuam vivas no cenário político brasileiro de nossos dias?

10)Mauá pode ser considerado um herói nacional? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário