domingo, 21 de setembro de 2014


ATIVIDADE DE 4ª NOTA 3º BIMESTRE – FÍSICA, QUÍMICA, GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA (PROF. LEONARDO)

Combustíveis fósseis e fontes renováveis de energia (entrega – 30/09/2014)

  1. Cada grupo com 5 alunos deverá trabalhar com um dos grupos de combustíveis ou fontes de energia relacionados a seguir:

  • combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral e gás natural;
  • combustíveis nucleares (geralmente urânio e plutônio);
  • fontes renováveis: madeira e carvão vegetal;
  • fontes renováveis: etanol e metanol;
  • fontes renováveis: energia solar e eólica;
  • fontes renováveis: hidrelétricas s de marés.

  1. Cada grupo deverá preparar um relatório escrito e uma série de argumentos sobre vantagens e desvantagens da fonte de energia ou combustível escolhido, levando em consideração eficiência energética, custos de produção, facilidade de obtenção, impacto ambiental e social decorrente de sua produção e utilização. Lembrando que para as energias hidrelétrica, de marés, solar e eólica, vocês terão de fazer algumas adaptações ao responder as questões.
  2. Na preparação do relatório, o grupo deverá responder às questões e atender as demandas a seguir:

a) Qual é a origem do combustível ou fonte de energia considerada? Como esse recurso é produzido/extraído? Qual o potencial de uso desse recurso no Brasil e no mundo?

b) Descrevam todas as fases dos processos de obtenção/extração e de produção industrial do combustível ou fonte escolhida. Qual é o impacto ambiental/social de sua obtenção/produção/extração?

c) Qual é o valor energético desse recurso ou dos seus derivados por mol (em termos de variação de entalpia de combustão)? Qual o valor energético em quilo e litro? E em reais (R$)?

d) Descrevam o funcionamento de uma máquina em que esse combustível ou fonte de energia é usado, evidenciando os mecanismos envolvidos na conversão de calor em trabalho (por exemplo, no motor de explosão para gasolina ou álcool, no forno de uma siderúrgica para o carvão vegetal, etc.). Qual é a eficiência dessas máquinas? Quanto calor produzido é desperdiçado?

e) Como está distribuído o consumo dessa fonte de energia ou combustível pelos diferentes países, em termos absolutos e em termos relativos (litro ou quilo de combustível por habitante)? E entre os estados brasileiros?

f) Quais são os principais impactos ambientais e sociais decorrentes do uso dessa fonte de energia ou combustível (por exemplo: em relação ao impacto social, deve-se considerar o problema dos congestionamentos no trânsito das grandes cidades, entre outros)? Que medida tem sido tomadas para minimizar esse impacto? Que outras poderiam ser tomadas?

g) Como o uso dessa fonte de energia ou combustível pode contribuir (ou não) para o desenvolvimento sustentável?



A ESTRUTURA DO TRABALHO

  • Capa;
  • Sumário (ou índice);
  • Lista de figuras (caso exista);
  • Lista de tabelas (caso exista);
  • Texto;
  • Referências;

FORMATAÇÃO DO TRABALHO

  • Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.
  • Cor da fonte: preta em todo o trabalho (destaques devem ser feitos em itálico)
  • Tamanho da fonte do corpo do texto: ARIAL 12 pts
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 para todo corpo do texto
  • Legendas com fonte ARIAL 10 pts
  • Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm
  • Paginação (exceto capa e sumário – será ensinado como fazer)
  • Alinhamento do texto: justificado
  • Títulos em caixa alta e em negrito.
  • Subtítulos em caixa alta sem efeitos de fonte.

A CAPA DO TRABALHO DEVE CONTER:

  • Nome da escola (em caixa alta centralizado) em ARIAL 12 pts
  • Nome dos componentes da equipe (em caixa alta centralizado) em ARIAL 10 pts
  • Tema escolhido (em caixa alta centralizado) em ARIAL 12 pts
  • Disciplinas envolvidas no trabalho

Todos os elementos devem estar em aliamento de corpo de texto justificado (sem preocupações, será ensinado como isso é feito).

REFERÊNCIAS E LEGENDAS

Será explicado em outro documento como serão cobradas e como fazê-las.

COMECEM A PESQUISA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. LEMBRE-SE QUE NÃO É SÓ COPIAR E COLAR, HÁ ARGUMENTAÇÕES QUE DEVEM SER FEITAS!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário