quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conhecendo a Língua

         Prezado leitor, em sua vida cotidiana, você ocupa, o tempo todo, dois papéis distintos: ora você toma a palavra e é o dono da língua, ora o outro a toma e você tem de buscar o significado que ele produz. Ora produtor de texto, ora leitor. Tudo isso é possível quando possuímos o poder da língua. Temos que possuir o saber de como se expressar. Visando esta necessidade, quero que conheçam o que é, e saibam utilizar de maneira correta o sujeito, predicado e a transitividade verbal.

         Sujeito é o termo da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa, exemplo: ''Foram punidos pela justiça os responsáveis pelo acidente''. O sujeito pode ser classificado em: sujeito simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente.

         Vamos agora conhecer o que é o predicado e sua classificação. Predicado é aquilo que se declara ao sujeito, exemplo: ''Ela gostava de animais''. Ele é classificado por três formas: nominal, verbal e verbo-nominal.

         Chegamos à transitividade verbal. Ela é o complemento do verbo. Alguns verbos necessitam de complemento para ter sentido na frase. Os que necessitam de complemento são classificados como verbos transitivos. Já os verbos que não necessitam são classificados como verbos intransitivos.

         Para um melhor entendimento é aconselhável a você, leitor, buscar mais informação sobre tal assunto, pois escrever bem é uma necessidade.

Raylson Bulcão Pires - 2º A
Redação do projeto de leitura e escrita
Supervisão: Professor Edinardo

5 comentários:

  1. O texto ficou legal, bem objetivo e não é tão cansativo, uma liguagem facil de enteder. E o final insentivando o leitor ao estudo aprofundado do assunto. Parabens seu texto foi realmente bom continue assim. Alan Cleverson

    ResponderExcluir
  2. muito legal a iniciativa de mostrar o trabalho dos alunos!
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!Um bom texto, além de ter sentido, necessita-se tambem de uma ótima escrita, para que tanto o autor como o leitor, torne a escrita e a leitura algo prazeroso e interativo.

    nome;Rogério Lima Freitas 2 ano A - Tarde

    ResponderExcluir
  4. Axei o texto legal, interesante e sua liguangem que facilita o entendimento. E o final incentivando o leitor a se aprofundar mais do assunto tambem me chamou atenção. Parabens!!
    Alan Cleverson

    ResponderExcluir
  5. Além de mostrar a iniciativa do aluno vem para esclarecer resumindamente a língua portuguesa, pois ainda existe gente que tem dificuldade em entender a própia língua que fala, é bom saber que existem pessoas preocupadas com isso.

    ResponderExcluir