quarta-feira, 29 de julho de 2009

Dicas para passar no vestibular!

Durante o Ano de Estudos
  • Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares.
  • Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade.
  • Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.
  • Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores.
  • Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares.
  • Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova.
  • Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.
  • Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho.
    Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.
  • Procure fazer o ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares.
  • Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares.
  • Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões.


Dias Antes da Prova

  • Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros.
    Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.
  • Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade.
    Faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova.
  • Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.


No dia e no momento da Prova

  • Procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.
  • Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Não coma coisas que você não tenha por hábito comer para evitar problemas digestivos no momento da prova.
  • Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água).
  • Procure fazer a prova com calma e concentração.
  • Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.
  • Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.
  • Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.
  • Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.

BOA SORTE !!!

Fonte:http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/dicas_vestibular.htm

O seu sucesso só depende de você! O PSF acredita em VOCÊ!

Beijos Tia Kelem.

De volta as aulas!

Nesta segunda-feira estaremos retornando as nossas atividades educacionais, espero reencontrar todos cheios de disposição.
Estou morrendo de saudades!
Beijos!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

SESI: INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO










Localizada na Estação João Felipe, a unidade SESI Industria do Conhecimento é um centro de multimeios, que promove o acesso á informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa ao trabalhor e sua família gratuitamente.
È uma parceria com o SESI e METROFOR.



São dez computadores conectados á internet(são bloqueados para sites de bate-papo.ex:orkut e msn.)
biblioteca com 1.300 livros impressos e 10 mil títulos em mídia eletrônica e periódicos
DVDteca
CDteca
Gibiteca.
Funciona segunda a sexta, das 8h ás 20:30 e sábado, das 8hrs ás 18hrs.

domingo, 5 de julho de 2009

Poema Matemático


"Às folhas tantas do livro de matemática, um quociente apaixonou-se um dia perdidamente por uma incógnita. Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base. Uma figura ímpar olhos rombóides, boca trapezóide, corpo ortogonal, seios esferóides. Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito. "Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical. "Eu sou a soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa". E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética, corresponde a almas irmãs, primos entre-si. E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas senoidais. Nos jardins da quarta dimensão, escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas e os exegetas do universo finito. Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim, resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar, uma perpendicular. Convidaram os padrinhos: o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro, sonhando com uma felicidade integral e diferencial. E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia. Foi então que surgiu o máximo divisor comum, freqüentador de círculos concêntricos viciosos, ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum. Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade. Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema, ele era a fração mais ordinária. Mas foi então que Einstein descobriu a relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade, como, aliás, em qualquer Sociedade ..."
Millor Fernandes