quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DA VÍDEO-AULA - PROF. ANA FLÁVIA


JUSTIFICATIVA
Paralelamente a sua função de transmitir o conhecimento formal, a escola deve exercer a sua dimensão social, na qual, considera o contexto em que se encontra o aprendiz levando-o a refletir sobre os desafios da vida contemporânea.
Pensando neste aspecto, nos veio, a intenção de promover com os educandos uma pesquisa sobre as principais doenças que assolam e/ ou assolaram a nossa existência. Partindo deste conhecimento obtido por uma visão interdisciplinar, irá ocorrer a elaboração de um trabalho de equipe composto de uma vídeo aula e 02 Jogos Educativos (Cruzada, texto com lacunas, caça-palavras, infográficos,forca, charge, panfletos e história em quadrinho. 

OBJETIVO
                Aprofundar o uso de técnicas de pesquisa e o domínio de novas tecnologias, possibilitando elevar o nível da aprendizagem dos alunos envolvidos (2º B e C). Despertando-os para a importância do senso crítico em um ambiente de justiça social dentro de um mundo ecologicamente equilibrado gerando novos paradigmas.

PROCEDIMENTOS
1)EQUIPES: Formar os grupos e definir o tema de cada um deles, ou seja, determinar qual doença será a fonte de pesquisa.

2)PESQUISA: Pesquisar na mídia impressa e na mídia eletrônica (Pesquisa Bibliográfica) sobre o tema, a fim de colher informações, imagens e dados referentes a história das enfermidades, dos aspectos biológicos e químicos.
Selecionar e organizar as informações a serem utilizadas na confecção da vídeo-aula e nos jogos educativos.

3)VÍDEO-AULA: Produzir o roteiro para a vídeo-aula e levá-lo a um dos professores – orientadores com o intuito de orientação e ajustes. A vídeo-aula deve ter a duração mínima de 10 (dez) minutos e máxima de 20 (vinte)minutos. Todos os componentes do grupo deverão está envolvidos participando do processo de sua execução, como também atuando no vídeo. Deve haver coerência e sequência no conteúdo trabalhado abordando os 3 (três) aspectos: histórico, biológico e químico. Atenção na qualidade da imagem e do áudio, pois tais requisitos são fundamentais para a compreensão da vídeo-aula.
Sugestão de sequência: História da doença, prevenção, sintomas e/ou características,agente causador/ transmissor, tratamento,reações.
Receba as orientações necessárias no LEI (Professor Estevão) em relação ao programa a  ser utilizada na filmagem.

4)JOGOS EDUCATIVOS: Elaborar o projeto e levá-lo a um dos professores-orientadores para revisão e ajustes. Confeccionar 02 (dois) Jogos Educativos. A escolha deverá ser do grupo entre os citados anteriormente. Receba as orientações necessárias no LEI (Professor Estevão) em relação ao programa a ser utilizado (Hotpotatoes).

5)ENTREGA: O trabalho deverá ser entregue no dia: 23/ 10/ 2012 . A vídeo-aula deverá ser entregue em CD, DVD, pendrive, etc numa forma que possa ser colocada no notebook do laboratório. Os jogos deverão ser feito no laboratório.

6)AVALIAÇÃO:
Será observado e avaliado pelos professores envolvidos nas orientações do trabalho. As atividades serão avaliadas nos seguintes critérios: Conteúdo, Criatividade, Participação dos membros, Coerência, Sequência e Qualidade da imagem  e do áudio.
A nota será dividida da seguinte forma:
Vídeo-Aula: 0 (Zero)  a 06 (Seis) pontos.
Jogos Educativos: 0 (Zero) a 04 (Quatro) pontos, sendo 0 (Zero) a 02 (Dois) para cada jogo.
Computando uma nota de 0 (Zero)  a 10 (Dez) que será aplicada a cada disciplina envolvida como NOTA PARCIAL.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012