sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Mercado De Trabalho No Brasil

Equipe: Ana Ivaniele, Bianca Raquel, Maria Carolina, Janaina Mendes e Maíra Alves.
9ºAno B



O Brasil vive um momento de grandes transformações, impulsionadas por novas demandas da sociedade e pela transformação acelerada da economia mundial.
Essas mudanças são muito positivas.
Elas estão permitindo aumentar a eficiência, assegurando ganhos de produtividade essenciais para a concretização do potencial de crescimento da economia brasileira, que sabemos ser enorme.
Antes, o trabalho era visto como homogêneo e estático; o capital, como a fonte do progresso tecnológico. Hoje, o dinamismo económico está cada vez mais no conhecimento, nas habilidades e na experiência dos trabalhadores, e não no capital físico ou nas empresas.
Em todo o mundo, essas mudanças pedem novas formas de tratar a relação entre a capital e trabalho. No Brasil, o desafio é ainda maior; ao mesmo tempo em que acompanhamos as tendências mundiais; precisamos eliminar distorções acumuladas no passado e consolidar a estabilidade econômica.
Por tudo isso, o mercado de trabalho brasileiro está transformando.
O Aumento da taxa de desemprego neste início de ano levou a um intenso debate acerca da natureza, dos componentes e da intensidade dessas transformações.
No Brasil a taxa de participação mede a proporção da população que está dispostos a trabalhar. Por exemplo; o jovem pode preferir ficar mais tempo na escola ao invés de entrar no mercado de trabalho mais cedo.
A Geração de empregos em nosso país é uma das questões que mais preocupam a sociedade brasileira.
A Escolaridade do trabalhador, temos vistos mais empregos sendo gerados para os trabalhadores com mais anos de estudos. O Volume de empregos caiu para trabalhadores, com até 4 anos de estudos e aumentou para os que tem de 9 a 11 anos de estudos.
A Idade do trabalhador, temos visto uma pequena redução do emprego dos jovens e adultos com mais de 65 anos, em compensação o emprego dos trabalhadores com 40 a 64 anos cresceu.
A Distribuição de vagas por setor, vemos baixo crescimento do crescimento industrial e redução do emprego na agricultura.O Setor de serviços e o de construção civil foram os que tevem maior geração de empregos.


Assista o filme que nós produzimos para o trabalho.




Postado por: Carol Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário