quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A DANÇA E O CORPO

A DANÇA E O CORPO
(3 ANOS ABC)
Valéria Monteiro
(Educação Física)
Quando procuramos a dança, procuramos tudo que sua magia pode nos proporcionar: alegria, amigos, lazer, que são objetivos imediatos, em curto prazo, pois a dança proporciona muito mais que isso e as precusoras da dança foram Isadora Ducan e Ruth Saint Denis
Quando pensamos em dançar, pensamos em um local para aprender, pensamos nas roupas, nos calçados, no(a) parceiro(a), na música, entretanto, não pensamos no corpo, e a dança não existe sem ele. Mas como pensar no corpo? Pensar o corpo é senti-lo, conhecê-lo, descobri-lo.
Ao estudarmos os movimentos que executamos, estimulamos a reeducação de nossos sentidos, e também damos início ao processo de conhecimento do corpo (consciência corporal). Conhecer o próprio corpo requer perseverança e disciplina.
Nosso corpo carrega nossa história de vida, experiências, emoções, costumes, etc. As possibilidades de movimento de cada corpo evidenciam essas diferenças: físicas, emocionais, sociais, culturais, entre outras.
Explorar e descobrir as possibilidades de movimentos de cada corpo (nunca haverá um corpo igual ao outro) e a aceitação dessas diferenças, as nossas e as dos outros, não é fácil e nem tão pouco simples, porém, esse processo é um ato de respeito e de amor por você e pelas pessoas com quem você dança.
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados. Ela expressa diversos signos, que são potencializados pelas emoções ao ouvir uma música.
Os diferentes tipos de dança também expressam muito da cultura de cada local, muito utilizada em rituais religiosos e acompanhando músicas regionais as chamadas danças típicas. 

Dançar para muitos é diversão, para outros ritual, exercício ou profissão. Os benefícios da dança para o corpo e para a mente são diversos como, por exemplo, trabalha a afetividade ajuda a poder transmitir sentimentos e emoções. Como exercício físico ela aumenta a flexibilidade, melhora o condicionamento aeróbico e a postura, aprimora a coordenação motora e auxilia na perda de peso. Para a alma os benefícios são ainda maiores: socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, autoestima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia.
A dança como conteúdo da Educação Física escolar tem como objetivo levar a conhecer as qualidades do movimento expressivo como leve/pesado forte/fraco, rápidos/lentos, fluidos/interrompidos, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais; conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capazes de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas, contribuindo diretamente para a formação do cidadão, pois, aprender a dançar envolve, além do desenvolvimento das atividades artísticas e estéticas, apreciar arte e situar a produção social da arte de todas as épocas nas diversas culturas.
Os Temas Transversais no que diz respeito aos aspectos que abordem diretamente a dança, podemos retratá-los através de: improvisações; composições coreográficas contextualizadas a partir da história, das ciências sociais e da estética.
Na ótica de Henri Matisse (1909) ele informa que a dança pode ser considerada como uma forma de linguagem corporal, permitindo diferentes possibilidades e combinações de movimentos, assim a dança pode ser utilizada como forma de expessão.
Já a dança como Pluralidade Cultural o corpo em si já é uma expressão da pluralidade. No Brasil, encontramos diferentes biótipos e sua imensa variedade de movimentação, tornando-se evidente os aspectos sócio-político-culturais nos processos de criação em dança. Conforme as idéias de Marques (2003): Dançar, compreender, apreciar e contextualizar danças de diversas origens culturais pode ser a maneira de trabalharmos e discutirmos preconceitos e de incentivarmos nossos alunos a criarem danças que não ignorem ou reforcem negativamente diferenças de gênero.
A Dança e Ética devem ser no contexto de cada aula, através de reflexões. Como devo agir com o outro? (PCN,1997). Todavia, a Dança e Orientação Sexual conforme a proposta do documento supracitado pode incluir dentro de seus processos artísticos discussões, problematizações e questionamentos sobre corpo dançam e convívio social que incluam as transformações corporais na adolescência, relações de gênero, padrões de beleza e a mídia.
A Dança enquanto Educação para a saúde promove oportunidade para que os alunos identifiquem problemas, levantem hipóteses, reúnam dados e reflitam sobre situações relacionadas ao fazer e ao pensar essa arte na escola associada a ma vida saudável. Centrada no corpo, as aulas de dança podem traçar relações diretas com situações de dor e prazer, alimentação, uso de drogas e prevenção e cura de lesões, sem que se afaste de seus conteúdos específicos.
VANTAGENS DA DANÇA
A principal vantagem de dançar está no benefício que ela traz a mente. Assim como qualquer atividade física, a dança libera endorfina, um hormônio que estárelacionado ao prazer.
A dança também ajuda no condicionamento físico e na perda calórica, ou seja, se você não gosta muito das atividades de queima de gordura corporal, como corrida, bicicleta, ou aeróbica, dançar pode realmente te ajudar a perder peso!
Outra vantagem que a dança proporciona é a interação com outras pessoas e também um pouco da perda da timidez. Ao dançar, tanto o homem, quanto a mulher, acabam entrando em um novo mundo, e levam parte dessa interatividade para sua vida cotidiano.


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