quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A ORIGEM DA DANÇA NO BRASIL

                 A ORIGEM DA DANÇA NO BRASIL

( 2 ANOS ABC)

Valéria Monteiro
(Educação Física)

Desde a antiguidade, a humanidade já tinha na expressão corporal, através da dança, uma forma de se comunicar e de poder trabalhar o lado cognitivo, afetivo/emocional e motor. Encontramos influências culturais dos países onde são dançados e de onde são originários os ritmos. Cada cultura transporta seu conteúdo as mais diferentes áreas, dentre estas, as danças absorvem grande parte desta transferência, pois sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma forma de expressão artística, como objecto de culto aos Deuses ou como simples entretenimento. No entanto em tempos mais remotos o sentido da dança tinha um carácter místico, pois era muito difundida em ritos religiosos e raramente era dançada em festas comemorativas.
O Renascimento cultural dos séculos XV / XVI trouxe diversas mudanças no campo das artes, cultura, política, dentre outras. Dentro deste contexto, a dança também sofreu profundas alterações que já vinham se arrastando através dos anos. Nesta época a dança começou a ter um sentido social, isto é, agora era dançada em festas pela nobreza apenas como entretenimento e como recreação. Desde então a dança social foi se transformando e aos poucos tornou-se acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade que já desenvolviam outro tipo de dança: as danças populares, que inevitavelmente, com estas alterações de comportamento foram se unindo às danças sociais, dando origem assim a uma nova vertente da música, dançada por casais, que mais tarde seria deniminada Danças de Salão.
Na Antiguidade a dança revestia duas formas: dança sacra (que fazia parte das cerimónias religiosas – Hebreus) e dança profana. Entre os Gregos foi particularmente cultivada a púrica (dança guerreira doa Lacedemónios) a fálica (Báquica) e a jónica (dança voluptuosa). Em Roma, a dança era considerarda um espectáculo e apenas se reservava aos profissionais. A partir do Renascimento a dança tomou um grande desenvolvimento com a Sarabanda, a Pavana, a Corrente, a Gavota, o Minuete, etc. No século XIX apreceram a Contradança (que se transformou na quadrilha), a Valsa, a Polca, a Mazurca, o Scottish, o Pas-de-quatre, etc. No século passado surgiu o Boston, só destronado pelas danças exóticas (Cake-Walk, Maxine, One Step, Fox-Trot, e Tango).


  • Tipos de dança

Existem quatro grandes grupos de estilos de dança, que são:
  • Dança Clássica – conjunto de movimentos e de passos, elaborados em sistema e ensinados no ensino coreográfico.
  • Dança de Salão – praticada nas reuniões e nos dancings.
  • Dança Moderna – que se libertou dos principios rígidos da dança académica e que serviu de base ao bailado contemporâneo
  • Dança Rítmica
  • MOMENTOS RELACIONADAS COM A DANÇA
A festa da primavera
As danças coletivas, como as de roda, também existem há milhares de anos. Os homens primitivos dançavam em grupos para pedir aos deuses que os ajudassem nas guerras e na caça, e também pediam que mandassem chuva e tempo bom na época do plantio.
A dança no Egito
No antigo Egito, qualquer cerimônia, de casamento a funeral, era cheia de música e dança. Para garantir uma boa colheita, os participantes tocavam flautas, harpas, tambores, címbalos e tamborins, enquanto as mulheres dançavam para agradar aos deuses do Rio Nilo. Nos funerais, as dançarinas egípcias se destacavam por usar coroas vermelhas e roupas vistosas apropriadas para a cerimônia.
A viagem da deusa
A dança dos sete véus era uma homenagem a Ishtar, a divindade do amor e da fertilidade dos babilônios. Conta uma lenda da Babilônia que Tamuz, o amado de Isthar, depois de morrer, foi levado ao reino de Hades, um lugar parecido com o inferno. Ishtar resolveu ir atrás dele. Mas, para isso, ela atravessou sete portais e em cada um deles deixou um véu que representava um de seus sete atributos: beleza, amor, saúde, fertilidade, poder, magia e o domínio sobre as estações do ano. Quando finalmente chegou a Hades, a deusa se mostrava como realmente era, com suas qualidades e defeitos, para se unir novamente ao seu amor.
Presente de grego
Na Grécia Clássica, moças de famílias pobres amarravam pequenas tiras de pano em volta dos quadris e dançavam para conseguir seu dote de casamento. Os espectadores jogavam moedas de ouro que eram costuradas ao pano da cintura. Foi daí que surgiram os atuais cintos de moedas, comuns aos trajes das dançarinas da dança do ventre, outro tipo de dança típico dos países do Oriente Médio.
Em outros Carnavais
Essa festa, a mais popular em todo o Brasil, nasceu há milhares de anos na Roma antiga, onde o povo se reunia durante vários dias para homenagear o deus Saturno. Por isso, os romanos a chamavam de Saturnais. Durante o período de folia, as escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar. Carros, chamados de carrum navalis, por serem semelhantes aos navios, levavam homens e mulheres nus em desfile pela cidade. Estudiosos dizem que foi daí que surgiu a expressão carnavale, para designar a festa que acontece em fevereiro ou março em várias partes do mundo.
Direto da África
A palavra samba, que dá nome a um tipo de música e de dança brasileira, é originária do banto, língua africana falada em Angola e que significa bater umbigo com umbigo. Os escravos costumavam formar uma roda para dançar ao som de seus atabaques. Em uma dessas danças, dois participantes se encontravam no centro da roda e davam umbigadas, batendo barriga contra barriga.
Da Irlanda para o mundo
O sapateado, dança que precisa de um sapato especial com chapinhas metálicas nos saltos e nas pontas para fazer barulho, não nasceu em Hollywood, mas na Irlanda, há 1.500 anos. Lá, os camponeses usavam sapatos com solado de madeira e costumavam bater os pés no chão não só para se aquecer mas também para se divertir com os sons e os ritmos que seus sapatos produziam. Assim teve origem uma antiga dança irlandesa conhecida como irish jig, da qual veio o sapateado.
Na ponta dos pés
A história do balé começou há 500 anos na Itália quando os nobres italianos divertiam seus convidados com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. As danças da corte mostravam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco. Porém as pernas e os pés se mexiam delicadamente devido às enormes e pesadas saias da época. Da Itália, esse tipo de dança foi para a França. Durante mais de 100 anos os nobres franceses inventaram passos e mais passos. No princípio, todos os bailarinos eram homens. Mas no fim do século 17 a Escola de Dança de Paris passou a formar bailarinas, que continuavam com seus movimentos limitados por causa dos complicados figurinos. Só depois de mais ou menos 100 anos é que a famosa bailarina belga, Marie Camargo, abalou o mundo da dança ao encurtar sua saia e usar sapatos leves para poder saltar e mostrar os passos executados.

Dança Contemporânea
A Dança contemporânea ou Backup Dancing é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX. A dança contemporânea surgiu na década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte finalmente - na década de 1980,a dança contemporânea começou a se definir desenvolvendo uma linguagem própria.E seu maior objetivo era trabalhar o deslizar, espaço, peso e fluência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário