Este é o Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA. Aqui discutimos e trabalhamos temas de interesse da comunidade da escola, materiais produzidos pelos alunos, fotos, vídeos e muito mais! Seja Bem-vindo !
segunda-feira, 23 de abril de 2012
JORNAL HISTÓRIA - ORIENTAÇÕES
A proposta desta atividade é uma visita a um museu de sua cidade, onde você e seus colegas poderão conhecer mais sobre a História e memória do seu país ou de seu Estado. Além da organização de um jornal com as informações obtidas durante a visita, de maneira atraente para visualização e leitura. Em seguida, divulgar para a comunidade escolar, os jornais, com o intuito de realizar uma votação para escolher os trabalhos melhor elaborados.
1. ATIVIDADE 1: ALUNOS DO PSF VISITAM MUSEU
Visitar um museu da sua cidade. Fotografar o local. A foto pode ser na entrada(fachada) ou no interior aparecendo os componentes da equipe. Informações importantes que devem ser obtidas sobre o local visitado: Localização Ano da fundação História do local Estilo arquitetônico(caracterísiticas do edifício) Quantas pessoas trabalham. Quais suas funções Qual a importância para a cidade e/ou Estado. Exposições fixas ou temporárias (acervo). Origem do acervo. Qual a opinião da equipe sobre o local. Características da foto: A foto deve ser digital. Deve ter clareza do local do trabalho.
2. ATIVIDADE 2: ESTUDANTES FAZEM ENTREVISTA ESPECIAL
A equipe deve entrevistar um funcionário (guia, diretor, etc) do museu. Nesta entrevista deve perguntar sobre a experiência de trabalhar neste local. Sugestões de perguntas para a esntrevista ( a equipe pode pensar em outras questões além destas). Qual o seu nome? Sua idade? Qual a sua profissão? Que atividade executa no museu? Quanto tempo trabalha nesta instituição? Você trabalha com mais pessoas? Como é a rotina do trabalho? É cansativo? Você gosta do que executa? Por que? Qual a importância do museu ou do seu trabalho? Quais as dificuldades apresentadas? Existe cuidado com a preservação do acervo e do edifício? Como o museu se mantém? Lembre-se: o roteiro aqui sugerido visa a auxiliar as equipes. É claro que, ao longo da conversa, outras dúvidas e informações pode dar origem a outras perguntas. Aproveitem! Dicas: Escolha um lugar tranquilo e vá com tempo. A equipe pode decidir gravar ou simplesmente anotar as respostas. Em todo caso, é sempre importante que a equipe faça a entrevista com todos os seus membros presentes; várias pessoas prestando atenção é sempre melhor que apenas uma. Ao realizar a entrevista, paciência e gentiliza. Se bem entrevistadas as pessoas gostam de contar sobre seu trabalho e cada informação pode ser importante mesmo que à primeira vista pareçam irrelevantes.
3. ATIVIDADE 3: ESTUDANTES COMENTAM SOBRE O ACERVO
A equipe deve escolher um objeto ou uma exposição do museu visitado. Os estudantes devem colher informações sobre a história deste objeto ou sobre o objetivo da exposição fazendo assim uma síntese do que foi obtido.
Sugestão de perguntas:
Origem do objeto?
Qual o objeto?
A quem pertencia?
O que retrata a exposição? (Tema)
Que objetos pode ser observados na exposição?
Horário de visitação?
(*) Devem tirar uma foto com a pessoa entrevistada, de preferência com os componentes do grupo.
Autorização: Não esqueça de pedir à pessoa permissão para fotografá-la. A autorização é um documento simples, no qual a pessoa assina embaixo.
O documento diz: “Eu, ___________________, autorizo que minha imagem seja utilizada no jornal digital da Escola PSF, na atividade da disciplina de História.”
Fortaleza, ______ de _____________________ de 2012. ____________________________________
Assinatura
A equpe deve guardar esse documento.
ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇOES PARA PREPARAR O JORNAL
Trata-se de um Jornal. Por isso, é preciso usar uma linguagem precisa, sintética, de rápida comunicação. O espaço é limitado. Atenção ao número de caracteres para cada notícia. Procurem produzir um texto claro e bem encadeado, sem erros de ortografia, de concordância ou de estilo. Tenha atenção na pontuação. Caprichem!
O jornal tem que ser produzido e escrito por vocês. Plágios e cópias são inaceitáveis.
As imagens devem possuir legendas e estar relacionadas com a reportagem da qual fazem parte, Em suma: a coerência e fundamental.
Epígrafe: No espaço reservado na parte de baixo da página, a equipe deve colocar uma epígrafe. Ou seja, a equipe deve escolher a citação de algum autor, o trecho de uma letra de música ou de um poema, uma frase que julgue inspiradora, interessante ou que faça pensar. É fundamental indicar quem é o autor/autora da frase.Importante: a epígrafe deve observar a coerência do jornal, e ser sobre o tema do trabalho.
As imagens devem ter tamanho máximo de 200kb e resolução máxima de 2000pixels por 200 pixels. Relembrando: duas imagens serão colocadas no jornal. A equipe no museu, e; o entrevistado ou a equipe com o entrevistado. Caracteres das reportagens: Cada reportagem possui um número de caracteres que devem ser respeitado. Reportagem 1: alunos do PSF visitam museu(2500 caracteres); Reportagem 2: Estudantes fazem entrevista especial(1200 caracteres); Reportagem 3: Estudantes comentam sobre o acervo(350 caracteres); Epígrafe: 300 caracteres; Legendas das imagens: 150 caracteres. As equipes devem realizar a tarefa(Jornal) até .
MODELOS PARA OS JORNAIS
Modelo no formato BrOffice - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Modelo no formato Microsoft Publisher(Windows) - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
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