quarta-feira, 10 de abril de 2013

OBJETOS: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA.


Fontes históricas (Objetos)
OBJETOS: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA.

                A escola é uma instituição que deve promover situações de aprendizagens que permaneçam por toda a vida.
                A análise e exploração dos objetos permitem aos educandos proporem hipóteses sobre o que eles significam, assim estabelecendo um processo de recriação e interpretação das informações, conceitos, significados e sentidos neles contidos. Tal exercício amplia o leque de possibilidades de expandir a consciência histórica e crítica, pois mostra como elucidar que a história não estuda os mortos, mas os “vivos do passado”, isto é, como os “vivos do passado” agiam e como suas culturas mudaram no transcorrer do tempo e contribuíram para o nosso desempenho atual.
                Esta prática permite ainda ao aprendiz perceber a história como parte de sua vida, pois estabelece elos entre o passado e o presente. Além disso, o conteúdo ganha mais sentido e importância para os alunos favorecendo assim  a compreensão da necessidade da preservação do patrimônio histórico material ou imaterial.

1.       Momento : Em grupo, observar cuidadosamente os objetos expostos.
2.       Momento: Escolher três objetos e imaginar a vida das pessoas a quem eles pertenciam. Tentem extrair dos objetos algumas respostas de perguntas pertinentes, tais como:
Qual o período (tempo) ?
A quem visava?
Para que era usado?
De que maneira?
Quando era usado?
Por quem?
Quem fez?
De onde essas pessoas eram?
Que classe (s) social (ais) atendia (m)?
Que material era usado na confecção?
Que evolução podemos perceber?

3.       Momento: Agora escreva um relato sistematizando a história percebida por vocês destes objetos.
4.       Momento: Pesquise sobre os objetos escolhidos e confrontem as ideias do grupo com as informações obtidas na pesquisa.
5.       Momento: Conversa com a turma sobre a experiência ressaltando a importância das fontes históricas para a construção da História e a necessidade da preservação do patrimônio histórico.


TRABALHO

6.       Momento: Em grupo, buscar três objetos que contem a história de suas famílias. Objetos que possibilitem rememorar fatos que considerem importantes.
7.       Momento: Façam um exercício de perguntas e logo depois escrevam um relato sobre os objetos escolhidos. Podem utilizar as informações colhidas com seus familiares (história oral).
8.       Momento: Exposição dos objetos e apresentação para a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário