Fontes históricas (Objetos)
OBJETOS: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA.
A escola é uma
instituição que deve promover situações de aprendizagens que permaneçam por
toda a vida.
A análise e
exploração dos objetos permitem aos educandos proporem hipóteses sobre o que
eles significam, assim estabelecendo um processo de recriação e interpretação
das informações, conceitos, significados e sentidos neles contidos. Tal
exercício amplia o leque de possibilidades de expandir a consciência histórica
e crítica, pois mostra como elucidar que a história não estuda os mortos, mas
os “vivos do passado”, isto é, como os “vivos do passado” agiam e como suas
culturas mudaram no transcorrer do tempo e contribuíram para o nosso desempenho
atual.
Esta prática
permite ainda ao aprendiz perceber a história como parte de sua vida, pois
estabelece elos entre o passado e o presente. Além disso, o conteúdo ganha mais
sentido e importância para os alunos favorecendo assim a compreensão da necessidade da preservação do
patrimônio histórico material ou imaterial.
1.
Momento : Em grupo, observar cuidadosamente os
objetos expostos.
2. Momento:
Escolher três objetos e imaginar a vida das pessoas a quem eles pertenciam.
Tentem extrair dos objetos algumas respostas de perguntas pertinentes, tais
como:
Qual o período (tempo) ?
A quem visava?
Para que era usado?
De que maneira?
Quando era usado?
Por quem?
Quem fez?
De onde essas pessoas eram?
Que classe (s) social (ais)
atendia (m)?
Que material era usado na
confecção?
Que evolução podemos perceber?
3.
Momento: Agora escreva um relato sistematizando
a história percebida por vocês destes objetos.
4. Momento:
Pesquise sobre os objetos escolhidos e confrontem as ideias do grupo com as
informações obtidas na pesquisa.
5. Momento:
Conversa com a turma sobre a experiência ressaltando a importância das fontes
históricas para a construção da História e a necessidade da preservação do
patrimônio histórico.
TRABALHO
6. Momento:
Em grupo, buscar três objetos que contem a história de suas famílias. Objetos
que possibilitem rememorar fatos que considerem importantes.
7. Momento:
Façam um exercício de perguntas e logo depois escrevam um relato sobre os
objetos escolhidos. Podem utilizar as informações colhidas com seus familiares
(história oral).
8.
Momento: Exposição dos objetos e apresentação
para a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário