Os alunos de cada turma devem formar trios com o intuito de realizar a atividade proposta abaixo.
A atividade deve ser entregue em folha de papel almaço ou ofício, manuscrita e legível.
A imagem ou o desenho produzido para questão nº 02 deve conter as dimensões de 640x 480.
Data de Entrega:
2° ano Turma A : dia 28/02/14 Horário: da aula.
2º ano Turma B : dia 24/02/14 Horário: da aula.
2º ano Turma C : dia 24/02/14 Horário: da aula.
ATIVIDADE
1. A Constituição brasileira estabelece que as terras ocupadas tradicionalmente pelos povos indígenas pertencem à União e apenas eles têm direito ao usufruto dessas terras, que constituem cerca de 13% do território brasileiro.
Apesar disso, vêm ocorrendo conflitos em torno de terras indígenas e vários interesses econômicos.
Reúna-se a seu grupo (03 alunos) e, juntos, pesquisem e debatam as seguintes questões:
- Qual a importância de reservar grandes extensões de terras para essas comunidades?
- Como isso se choca com os interesses de grupos econômicos e de comunidades não indígenas?
- Se as reservas fossem reduzidas, a cultura indígena estaria ameaçada?
- Assista ao vídeo (inteiro) observando o relacionamento existente entre as noções de justiça e propriedade.
Tendo em mente essas questões e as reflexões do trio, elabore um texto ressaltando a opinião do grupo sobre o tema "Essa terra é minha: a quem pertence de direito?"
OBS: O texto deve conter no mínimo 20 linhas, atentando as normas de coesão e coerência, ortografia e elementos exigidos para a redação do ENEM ( Tese, pelo menos 02 argumentos e uma proposta de intervenção social)
2.O confronto observado entre os espanhóis e as populações nativas do continente americano costuma ser apontado por historiadores como um dos exemplos mais dramáticos de choque entre povos de culturas diferentes. Em 20 de outubro de 2005, a Conferência Geral da UNESCO aprovou a Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. Esse documento, assinado pela maioria absoluta dos países membros da ONU, tem por finalidade garantir condições para a manifestação das expressões culturais e da diversidade entre os povos e aprofundar intercâmbio entre as nações.
Suponhamos agora que vocês precisam escolher uma imagem para divulgar mundialmente essa Convenção.
Qual seria a sua escolha?
Selecione uma imagem ou faça um desenho, explicando os motivos de sua escolha.
OBS:Para esclarecer qualquer dúvida em relação a Convenção, Leiam: Texto na íntegra.
Bom trabalho.Professora Ana Flávia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário