ATIVIDADE
DE 4ª NOTA 3º BIMESTRE – FÍSICA, QUÍMICA, GEOGRAFIA E
SOCIOLOGIA (PROF. LEONARDO)
Combustíveis
fósseis e fontes renováveis de energia (entrega – 30/09/2014)
- Cada grupo com 5 alunos deverá trabalhar com um dos grupos de combustíveis ou fontes de energia relacionados a seguir:
- combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral e gás natural;
- combustíveis nucleares (geralmente urânio e plutônio);
- fontes renováveis: madeira e carvão vegetal;
- fontes renováveis: etanol e metanol;
- fontes renováveis: energia solar e eólica;
- fontes renováveis: hidrelétricas s de marés.
- Cada grupo deverá preparar um relatório escrito e uma série de argumentos sobre vantagens e desvantagens da fonte de energia ou combustível escolhido, levando em consideração eficiência energética, custos de produção, facilidade de obtenção, impacto ambiental e social decorrente de sua produção e utilização. Lembrando que para as energias hidrelétrica, de marés, solar e eólica, vocês terão de fazer algumas adaptações ao responder as questões.
- Na preparação do relatório, o grupo deverá responder às questões e atender as demandas a seguir:
a)
Qual é a origem do combustível ou fonte de energia considerada?
Como esse recurso é produzido/extraído? Qual o potencial de uso
desse recurso no Brasil e no mundo?
b)
Descrevam todas as fases dos processos de obtenção/extração e de
produção industrial do combustível ou fonte escolhida. Qual é o
impacto ambiental/social de sua obtenção/produção/extração?
c)
Qual é o valor energético desse recurso ou dos seus derivados por
mol (em termos de variação de entalpia de combustão)? Qual o valor
energético em quilo e litro? E em reais (R$)?
d)
Descrevam o funcionamento de uma máquina em que esse combustível ou
fonte de energia é usado, evidenciando os mecanismos envolvidos na
conversão de calor em trabalho (por exemplo, no motor de explosão
para gasolina ou álcool, no forno de uma siderúrgica para o carvão
vegetal, etc.). Qual é a eficiência dessas máquinas? Quanto calor
produzido é desperdiçado?
e)
Como está distribuído o consumo dessa fonte de energia ou
combustível pelos diferentes países, em termos absolutos e em
termos relativos (litro ou quilo de combustível por habitante)? E
entre os estados brasileiros?
f)
Quais são os principais impactos ambientais e sociais decorrentes do
uso dessa fonte de energia ou combustível (por exemplo: em relação
ao impacto social, deve-se considerar o problema dos
congestionamentos no trânsito das grandes cidades, entre outros)?
Que medida tem sido tomadas para minimizar esse impacto? Que outras
poderiam ser tomadas?
g)
Como o uso dessa fonte de energia ou combustível pode contribuir (ou
não) para o desenvolvimento sustentável?
A
ESTRUTURA DO TRABALHO
- Capa;
- Sumário (ou índice);
- Lista de figuras (caso exista);
- Lista de tabelas (caso exista);
- Texto;
- Referências;
FORMATAÇÃO
DO TRABALHO
- Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.
- Cor da fonte: preta em todo o trabalho (destaques devem ser feitos em itálico)
- Tamanho da fonte do corpo do texto: ARIAL 12 pts
- Espaçamento entre linhas: 1,5 para todo corpo do texto
- Legendas com fonte ARIAL 10 pts
- Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm
- Paginação (exceto capa e sumário – será ensinado como fazer)
- Alinhamento do texto: justificado
- Títulos em caixa alta e em negrito.
- Subtítulos em caixa alta sem efeitos de fonte.
A
CAPA DO TRABALHO DEVE CONTER:
- Nome da escola (em caixa alta centralizado) em ARIAL 12 pts
- Nome dos componentes da equipe (em caixa alta centralizado) em ARIAL 10 pts
- Tema escolhido (em caixa alta centralizado) em ARIAL 12 pts
- Disciplinas envolvidas no trabalho
Todos
os elementos devem estar em aliamento de corpo de texto justificado
(sem preocupações, será ensinado como isso é feito).
REFERÊNCIAS
E LEGENDAS
Será
explicado em outro documento como serão cobradas e como fazê-las.
COMECEM
A PESQUISA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. LEMBRE-SE QUE NÃO É SÓ COPIAR
E COLAR, HÁ ARGUMENTAÇÕES QUE DEVEM SER FEITAS!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário